Pilates é famoso por criar corpos alongados, torneados e em forma, mas o emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, é necessário uma combinação de fatores como a prática freqüente e uma alimentação equilibrada.

1. Os exercícios queimam calorias. A quantidade de calorias queimadas depende do tipo de corpo e do nível de esforço, mas durante o Pilates ocorre a queima de cerca de 500cal por aula.
2. Criando massa muscular magra, o que influencia a queima de calorias.

4. Uma das melhores maneiras de parecer e sentir-se mais magro e ter uma bonita postura. O Pilates faz isso enfatizando a manutenção de um bom alinhamento corporal;

6. Ao iniciar um programa de exercícios, como o Pilates, ocorre uma melhora da auto-estima e um aumento da consciência para o estilo de vida.
7- Associar Pilates com uma boa alimentação, se torna fundamental para um resultado eficiente. O sono e o nível de estresse também contribuem para isso!

O Pilates pode ajudar a manter os níveis de energia para todo o dia.
Por ser uma atividade anaeróbica (que utiliza uma energia que independe do uso do oxigênio, assim como a musculação) – e não aeróbica (que envia energia ao músculo a partir do consumo do oxigênio, como a corrida) o pilates não está no topo da lista de exercícios físicos que queimam mais calorias, ou seja, não está diretamente relacionado ao emagrecimento.
No entanto, o método promove uma transformação no condicionamento físico, na consciência corporal e até mesmo no estilo de vida do praticante e, por isso, é sim um aliado poderoso na busca por um corpo mais saudável e, portanto, muito mais leve.