sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pilates x Incontinência Urinária



A perda de urina durante o sono ou depois de algum esforço, ou não perceber que a bexiga está cheia são situações mais comuns do que se imagina. As causas são diversas, entretanto, a maioria dos casos manifesta-se em pessoas de idade avançada, no período de gravidez, no pós-parto, durante a menopausa, durante o tratamento do câncer de próstata, e em pessoas com incapacidades físicas e mentais.

Embora atinja todas as idades e ambos os sexos, as mulheres são mais suscetíveis à incontinência urinária, apresentando uma probabilidade duas vezes maior de desenvolvê-la. A musculatura mais forte, a uretra mais longa e a presença da próstata contribuem para os índices mais baixos entre os homens.

Além de remédios e as intervenções cirúrgicas convencionais, o Pilates surge como uma nova alternativa de tratamento e também de prevenção, já que tem como um dos principais focos o fortalecimento da musculatura pélvica.

Por isso, alunos de Pilates são menos suscetíveis à doença, já que, durante as aulas eles têm a chance de trabalhar mais as regiões do abdômen e pélvica, especialmente o períneo.

É importante lembrar que os casos de incontinência urinária devem ser acompanhados por um médico. Ao fisioterapeuta, ou o instrutor de Pilates, caberá a tarefa de desenvolver e aplicar um plano de reeducação do pavimento pélvico, um processo individualizado e que dê resposta às necessidades de cada paciente.