terça-feira, 26 de julho de 2011

Cuidando da Coluna

A coluna é um conjunto de vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nela onde acontece a maior parte das disfunções que causam dor nas costas, e justamente por isso devemos cuidar de nossa coluna.

Os músculos abdominais também são importantes, pois atuam em conjunto com os músculos das costas para a manter a postura, e como estabilizadores dos movimentos dos membros, nas atividades funcionais. Se você tem músculos alongados e fortes, consegue manter-se saudável e sem dores, consegue manter-se jovem.

Joseph Pilates acreditava que a saúde mental e física eram essenciais uma à outra. Sua técnica era de total condicionamento do corpo, enfatizando alinhamento correto, centralização, concentração, controle, precisão e movimentos fluídos. Ele dizia que "Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem."


Uma medida que ajuda deixar a coluna em ordem é a prática de exercícios físicos como o Pilates, pois alonga e fortalece a musculatura corporal. Diferente de exercícios aeróbicos (academia), onde trabalha-se apenas a musculatura dinâmica (aquela responsável pelo movimento), no Pilates trabalha-se o conjunto, trabalha-se a musculatura dinâmica e a estática (responsável pela postura), tornando-se um exercício bastante completo e agradável de se realizar.


Exercícios de Pilates fazem você ter uma coluna e um abdome forte, também ajuda na recuperação de lesões e na manutenção do estado de saúde.


"Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, e se não por todas elas."