![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-EYMlHEiSoz93o-VAJb2wsZW057H4LB9D4UOSY4oSv_0pQe3z5wtx5CeI8wkmxuycYl2kImZDWuimUUGm5LrCcpuOvoxpjv_pekFicG40Puycu6P4T8CcjKvOl5FJB81ubSpi1B36J2iU/s320/Angel.jpg)
Apaixonados por motos e pelo estilo de vida free, os motociclistas são grandes amantes das estradas e apreciam viagens a longas distâncias. Essa paixão, no entanto, pode desencadear alguns problemas para a saúde dos motociclistas. O Pilates entra como uma excelente alternativa para amenizar ou prevenir alguns males que são gerados quando muito tempo sobre duas rodas.
Os cuidados com a musculatura também não podem ser esquecidos. Para grandes viagens, é importante o alongamento e relaxamento de toda a musculatura do corpo. Vale ressaltar que cada tipo de moto exige um cuidado especial com determinadas partes do corpo:
Na Custom onde o guidon é mais alto que o acento, o motociclista deve se preocupar em deixar a coluna o mais confortável possível, pois a sobrecarga maior será na região lombar.
Nos modelos esportivos, a preocupação é em não sobrecarregar os braços. Isso é feito por meio de uma postura mais deitada na moto, além de haver também uma sobrecarga na região cervical.
É nesse processo de distribuição de peso e relaxamento que entra a conscientização corporal, adquirida através de sessões de Pilates. O conhecimento sobre o próprio corpo ajuda o motociclista a reconhecer quando está numa posição inadequada e o capacita a corrigir a própria postura. Além disso, os exercícios de alongamento auxiliam a desenvolver a flexibilidade e mantém o corpo relaxado, evitando lesões na coluna.